EELSF

Escola Estadual localizada no município de Passabém, Minas Gerais.

Ensino Fundamental e Médio.

Identificação e contextualização da escola em uma perspectiva histórica.

No passado, o acesso à educação escolar era privilégio de poucos. As famílias de maior poder aquisitivo pagavam os tutores para promover a educação dos filhos. Foi em 1912 que o Sr. Zeca Alves, um dos moradores da cidade fundou a 1ª escola do Município que recebeu o nome de Escola Distrital Mista de Passabém, e este  permaneceu até o ano de 1928.

O primeiro livro de chamada foi feito pela professora Rita Moreira da Silva e datado em 03 de abril de 1912. Era separado por sexo, a frequência era feita utilizando as letras C – compareceu e F – faltou, havia também o campo de aproveitamento na escala de 0 a 10 para rendimento quantitativo e aproveitamento qualitativo. Dentre as alunas listadas, constava o nome de Luíza dos Santos Ferreira, que viria a ser a primeira diretora da Escola.

Em 1929, a escola passou a chamar-se Escolas Reunidas de Passabém e, através do Decreto 9.065 de 14/07/1929, foi criado o Grupo Escolar de Passabém mantido pelo estado, sob a direção da professora Luíza dos Santos Ferreira. O diretor da escola era indicado por um político majoritário da região. Além do diretor, havia um inspetor escolar que era uma pessoa respeitada na comunidade e fiscalizava a escola de modo geral.

Nesse tempo, escola significava, acima de tudo, método e ordem. Os mestres demonstravam uma atitude distante em relação aos alunos. O ensino era centrado no professor, a disciplina era muito rígida, o raciocínio da criança não era muito exercitado, cobrava-se pura memorização. Valorizava-se muito as datas comemorativas, conhecimento dos hinos oficiais, excursões, auditórios, cantos e poesias decoradas. A matéria era passada no quadro e os alunos escreviam muito, o professor era respeitado e amado pela sociedade, possuía status.

 

Nesse período, percebe-se a teoria de August Comte em evidência:

 

  • A sociedade prevalecendo sobre o indivíduo.
  • O valor social é do coletivo.
  • É preciso ter ordem para ter progresso.
  • Progresso é ordem.

 

A ordem era trabalhar os aspectos morais, religiosos e até mesmo físicos. A ordem moral trabalhada através de princípios religiosos e éticos, a própria religião pregava a solidariedade. A ordem física era imposta pelo rigor das filas dos alunos, do uso dos uniformes impecáveis, chegando ao exagero do uso da palmatória.

Em 1947, recebeu a nomenclatura de Grupo Escolar “Luíza dos Santos Ferreira” em homenagem à professora e diretora que muito trabalhou pela educação no município.

A escola permaneceu com esta denominação até 1976. A partir deste ano mudou o nome para Escola Estadual “Luíza dos Santos Ferreira” que permanece até os dias atuais.

Os professores que atuaram na Escola como diretoras de 1912 a 2012 foram:

 

  1. Aracy Pedrelina de Lima
  2. Augusto Machado
  3. Luíza dos Santos Ferreira
  4. Thereza Vieira da Conceição
  5. Geraldina Simões
  6. Durvalina Pinto Drumond
  7. Maria Drumond Félix Damasceno
  8. Maria da Conceição Vale de Matos
  9. Judite Ferreira Maia
  10. Efigênia Sá
  11. Inês da Conceição Ferreira
  12. Dolores Fernandes Ferreira
  13. Maria de Lourdes Benevides Almeida
  14. Leonídia do Nascimento Barbosa
  15. Celina Salaberga Drumond Ferreira
  16. Risoleta Fernandes Ferreira Silveira
  17. Vera Maria de Sá Oliveira
  18. Maria Eunice Martins Almeida Faria
  19. Maria do Carmo Ferreira
  20. Salet Aparecida da Silva Araújo
  21. Maria Aparecida de Oliveira Lacerda
  22. Leana Bittencourt de Sá
  23. Weder Mamedes Ferreira
  24. Viviane Oliveira de Sá

 

Em 1976, através da resolução 2.076 foi autorizado o funcionamento da extensão de 5ª a 8ª séries.

Em 1977 a escola funcionava em dois turnos 1º e 3º, e em dois prédios (um cedido pela prefeitura). Havia também a Educação Integrada (suplência) para jovens e adultos no turno noturno. Nesse período havia aproximadamente 16 turmas de 1ª a 8ª série .Os professores possuíam apenas o Magistério e ministravam aulas de 1ª a 4ª série e, também nos diversos conteúdos de 5ª a 8ª séries.

Os alunos respeitavam os professores, o respeito era imposto e chegava a ser mais por medo, não podia questionar, argumentar nada. Eram em sua maioria da zona rural e não tinham transporte escolar, andavam em média 3 a 5 km para chegar à escola. A merenda escolar oferecida pelo estado, era gostosa, apesar de não haver muita variedade

No ano de 1985 a Secretaria de Estado da Educação implantou o regime de ciclo CBA – Ciclo Básico de Alfabetização, não havendo muita diferença no currículo da escola, somente passou-se a valorizar mais os aspectos qualitativos e freqüência dos alunos, de acordo com a Lei Estadual deveriam ser aprovados os alunos que estavam em determinadas fases do ciclo mesmo sem dominar capacidades básicas.

Após a promulgação da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996, foi implantado, no ano de 1998, um regime que dividia a  1ª a 4ª em dois ciclos chamados 1º ciclo e 2º ciclo incluindo a 5ª a 8ª série.

No ano de 2000 a resolução SEE 06/2000 implantou o Ciclo Básico, o Ciclo Intermediário e o Ciclo Avançado e, de acordo com a nova resolução os alunos não poderiam ficar retidos, somente no final do Ciclo e, mesmo assim, o professor deveria fazer um relatório de acompanhamento do aluno e provar que o mesmo, apesar de esgotados todos os esforços, não conseguiu atingir os objetivos daquele ciclo. Isso permaneceu até 2003.

Em 2004 a resolução da SEE 469 instituiu o Ciclo Inicial de Alfabetização e o Ciclo Complementar de Alfabetização para 1ª a 4ª série e seriação para 5ª a 8ª série, com regime de Estudos Autônomos e Estudos Independentes, assim sendo, o aluno poderá ir para a série subseqüente devendo até duas disciplinas, exceto na 8ª série.

Nos dias atuais a Escola Estadual “Luíza dos Santos Ferreira” mantém o Ensino Fundamental de 9 anos: Ciclo Inicial de Alfabetização (1º ao 3º ano) e o Ciclo Complementar de Alfabetização (4º e 5º ano), 6º ao 9º ano; em 2008 foi implantado o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Conforme publicação.

A partir de 2013, a escola permanecerá com o Ensino Fundamental de 9 anos e o Ensino Médio. De acordo com a Resolução 2197/2012, o Ensino Fundamental estrutura-se em 4 ciclos de escolaridade, sendo:

 

– Ciclo da Alfabetização ( 1º, 2º e 3º ano)

– Ciclo Complementar (4º e 5º ano)

– Ciclo Intermediário (6º e 7º ano)

– Ciclo da Consolidação (8º e 9º ano)

 

Denominação Oficial: Escola Estadual “Luíza dos Santos Ferreira”.

Endereço: Rua das Palmeiras, nº 46 – Centro – Passabém/MG.

Telefone: 31 – 3836-1108

e-mail: escola.103641@educacao.mg.gov.br

Entidade Mantenedora: Governo do Estado de Minas Gerais.

Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental e Médio.

Situação Legal:

– Criada pelo Decreto nº. 9.065 de 14/07/1929.

– Autorizada pela Resolução 2.067.176 – MG 14/04/1976.

– Ensino Médio – Portaria nº 0003/2008 .

– Autorizada para proceder classificação de candidato maior de 14     anos pela Portaria 15/2002 MG 10/12/2002.

 

A escola está localizada em um município que possui 1.801 habitantes conforme o CENSO 2011, que sobrevivem da pecuária e outras pequenas culturas agrícolas. Não há muita perspectiva de futuro, os jovens precisam sair da cidade para trabalhar ou dar continuidade aos estudos. As famílias são geralmente beneficiadas pelos programas do Governo. É possível notar também que a comunidade é um pouco apática, quase não reivindica seus direitos, não participa muito das ações/movimentos para os quais é convocada, mesmo sendo de grande interesse da mesma. O que há de positivo é que a vida da comunidade é tranquila, não há grandes problemas de violência, as pessoas se conhecem devido ao tamanho do município. Percebe-se que há paz entre as pessoas. É muito importante ressaltar que, apesar das famílias serem carentes, em sua maioria, não há casos de famílias com necessidades extremas. Os alunos da  zona rural, maioria da clientela de nossa escola, possuem energia elétrica  TV,  celular e outros eletrodomésticos.

A grande maioria das famílias não está totalmente comprometida com a vida escolar dos filhos, simplesmente mandam os mesmos para a escola, não procuram participar das reuniões/encontros promovidos pela escola durante o ano letivo.

Observa-se que a partir da criação do  PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) em 2007 houve melhora na participação dos pais, porém ainda não satisfatória.

Embora seja uma comunidade aparentemente passiva, tem um bom relacionamento com a escola. Nota-se que deveria haver maior presença da comunidade, principalmente no que se refere ao trabalho voluntário. A escola busca parcerias, busca a presença da comunidade nos eventos realizados e, sempre que solicita em alguns aspectos a escola é atendida, porém falta, por parte da comunidade, outras iniciativas para que este seja o “par ideal”.

Os alunos da escola atualmente são muito “quietos”, questionam pouco, aceitam as propostas de trabalho para eles definidas, sugerem/reivindicam com pouca frequência, mas ainda deixam a desejar no compromisso com tarefas e não dedicam tempo para estudos de forma sistemática. São alunos simples, carinhosos, e, em sua maioria, respeitam todos os funcionários da escola. São ótimos ouvintes e participam com pouca intensidade dos trabalhos extra-classe, porém, ainda falta desenvolver o senso crítico, a oralidade, maior participação e interesse pelas aulas.

Os valores /princípios advindos de algumas famílias são poucos devido à ausência de conhecimento cultural dos pais ou mesmo a correria do dia-a-dia do mundo atual. Alguns pais, apesar dessa ausência na vida dos filhos ou do nível cultural, incentivam os filhos nos estudos para terem um futuro com menos dificuldades devido às exigências do mundo atual. Apesar disso, sentimos que os próprios alunos não veem utilidade na educação devido à falta de perspectiva mesmo tendo sonhos futuros, enxergam como um sonho quase impossível.

A escola hoje conta com 38 profissionais, em sua maioria residentes no próprio município:

  • 1 Diretor(cargo efetivo, licenciatura plena e especialização).
  •  1 Vice Diretor(cargo efetivo, licenciatura plena e especialização).
  •  1 Secretária(cargo efetivo de ATB, curso superior e especialização).
  •  3 ATBS, (sendo um ATB financeiro) designados, com curso técnico e superior.
  • 6 ASBs,sendo duas efetivas e quatro designadas(duas possuem o Ensino Médio e 4 possuem os anos iniciais do Ensino Fundamental).
  •  2 EEBs (Supervisoras) habilitadas, sendo uma efetiva e uma designada.
  • 1 eventual designada habilitada em Pedagogia .
  • 1 professora na função de PEUB(efetiva, cargo de Professor de Geografia, habilitada com especialização) .
  • 5 professoras de 1º ao 5º ano, duas efetivas e três designadas, habilitadas em Pedagogia e Normal Superior com especialização.
  • 9 professores efetivos que atuam no ensino fundamental e médio, todos com habilitação e especialização.
  • 8  professoras designadas que atuam no ensino fundamental e médio, sendo 4 autorizadas e 4 habilitadas.

 

De maneira geral observa-se um bom relacionamento entre os profissionais da educação; eventuais problemas são resolvidos pela própria escola.

Durante as reuniões de todos os segmentos sempre são trabalhados temas buscando a importância do trabalho em equipe, o respeito ao colega, a convivência em grupo, cooperação, a visão de escola democrática. A maioria das decisões são definidas com a participação dos funcionários, sendo as mesmas discutidas e analisadas, primeiramente, pela equipe gestora e equipe pedagógica, para direcionamento das discussões com os demais funcionários. São utilizados para estes fins: mensagens, vídeos, músicas, palestras (sempre no início do ano escolar), orações, dinâmicas, confraternizações, aniversários, datas comemorativas e outros.

A escola, em sua parte física, ainda não atende de forma adequada. Ainda necessitamos de mais salas: uma para biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, sala para o Diretor, sala para especialistas, ampliação da secretaria e da cantina e quadra poliesportiva, uma vez que utilizamos a quadra municipal.

Em 2002 foram criados, através de uma gincana entre os funcionários da escola, a bandeira e o hino oficiais. Sendo a bandeira de construção coletiva e o hino de autoria de Leana Bittencourt de Sá.

Com os recursos fornecidos pela SEE são adquiridos materiais necessários para o trabalho do dia-a-dia e bens permanentes, porém ainda convivemos com uma carência de recursos para comprar outros materiais que seriam necessários, de custo mais elevado.

O relacionamento da escola com a Unidade Central é através da Superintendência Regional de Ensino localizada em Nova Era. Atualmente a comunicação escola/SRE é feita através de e-mail e telefone.

Os alunos realizam avaliações externas do PROEB, Provinha/Prova Brasil, PROALFA e PAAE. Os resultados são devidamente analisados e por meio deles diagnosticamos a situação da nossa escola. Estes resultados são divulgados amplamente para os pais nas reuniões por etapa, através de gráficos ou tabelas.

Número de alunos da escola em dezembro de 2012:

1 ao 5º ano

6º ao 9º ano

Ensino Médio

119

111

95

Pontos Fortes

 

  • Planejamento diário.
  • PIP I (anos iniciais).
  • Serviço de secretaria (gestão de pessoal) organizado e atualizado.
  • SIMADE (Sistema Mineira de Administração Escolar) atualizado.
  • Gestão financeira com atuação eficiente.
  • Reorganização da biblioteca com atuação eficaz da PEUB.
  • Projetos (GDP, Leitura).
  • Realização do consolidado das provas finais de cada etapa para identificar habilidades/capacidades não alcançadas e promover sua retomada.
  • Módulo II (anos finais e ensino médio) com parte da carga horária disponível para planejamento de todas as disciplinas contemplando habilidades de Língua Portuguesa e Matemática.

 

Pontos a serem aprimorados em 2013

 

  • Reestruturar a implementação e monitoramento do PIP II (anos finais).
  • Organizar o planejamento de ensino por etapa contemplando: habilidades, metodologia/recursos, previsão de carga horária, avaliação.
  • PROETI (aulas mais dinâmicas, diversificadas, com maior planejamento e utilização dos recursos diferenciados oferecidos pela escola).
  • Oferecer capacitação para ASB´s.
  • Reorganizar as aulas de Educação Física integrando teoria e prática com implementação das atividades avaliativas conforme demais componentes curriculares.
  • Promover maior integração entre “Escola e Família”.
  • Melhorar a qualidade do ensino.
  • Elevar os resultados das avaliações internas e externas.
  • Buscar recursos/equipamentos junto a SRE Nova Era e junto a SEE para implantação do laboratório de informática.
  • Buscar recursos/equipamentos junto a SRE Nova Era e junto a SEE para reforma e ampliação da escola.

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